domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ronaldo Jacaré tem adversário novo pela frente no Strikeforce do dia 3 de março




Jack Fight editor da Revista Amazon MMA e a fera Ronaldo Jacaré

Por Guilherme Cruz
Ronaldo Jacaré tem adversário novo pela frente no Strikeforce do dia 3 de março. Estreante na organização, Bristol Marunde ainda é um mistério para muitos fãs, mas Jacaré já descobriu alguns pontos fortes do adversário. “Estou tentando conhecer o meu adversário pra ver um jeito melhor de lutar contra ele. Essa é a minha maior dificuldade agora... Ele é um excelente atleta, tenho que estar muito esperto nessa luta”, disse Ronaldo, em entrevista exclusiva à TATAME, garantindo o seu melhor para vencer e, de quebra, ganhar uma chance de retomar seu título. “Estou voando pra essa luta... Acho que qualquer vitória me coloca na linha do cinturão”. Confira abaixo o bate-papo:

Como foi a preparação para a volta ao Strikeforce?

Eu venho de um treinamento muito intenso, até porque estava ajudando o Erick (Silva) para a luta no Ultimate. Tive uma equipe forte para treinar, sem contar o Josuel Distak, na parte de MMA, o Rogério Camões, na parte física, e também o Sylvio Behring, que está me ajudando na parte de Jiu-Jitsu. Estou voando pra essa luta.

O que mudou na sua estratégia e treino com a troca de adversário?

Mudou o adversário, mas o treinamento não mudou em nada. Continuo treinando muito Jiu-Jitsu, a parte de Boxe na medida certa, a parte física intensa. Agora é só trabalhar pra chegar lá e bater o peso. Essa é a maior dificuldade agora.

O que conhece do Bristol Marunde, que vai estrear no Strikeforce?

Eu vi as últimas quatro vitórias dele, que foram boas e em cima de caras duros. Ele não é um desconhecido. É só você fazer uma pesquisa com o nome do cara que você vai ver que ele já pegou muitos caras duros, já venceu ex-lutadores do UFC. Ele é um excelente atleta, eu tenho que estar muito esperto nessa luta. Já vi que ele tem uma mão muito dura, um bom Wrestling, é bem completo.

Já tem uma estratégia definida?

A luta é estratégia, eu tenho que conhecer o meu adversário. Estou tentando conhecer o meu adversário pra ver um jeito melhor de lutar contra ele. Essa é a minha maior dificuldade agora. Ele disse que vai querer lutar em pé comigo... Ele tem que tomar cuidado com as coisas que está desejando porque pode se dar mal.

Você falou que desejava ter uma revanche contra o Luke Rockhold. Acha que terá uma nova chance ao cinturão se vencer o Marunde ou acredita que precisaria vencer um cara com mais nome antes?

Acho que qualquer vitória me coloca na linha do cinturão, até porque eu não esperei o Luke Rockhold ter nenhuma vitória (contundente) para aceitar lutar com ele. Acho que o evento deveria fazer o mesmo.

Quando cancelaram a sua luta, você pediu o Nate Marqueard ou o Chris Weidman. Acreditava que podia surgir um desses adversários contra você?

Eu esperava qualquer coisa, só não esperava ficar sem lutar. Acreditava que ia surgir um bom adversário para mim. Eu pedi um Top 10 da categoria. Não mandaram, mas estou respeitando muito o meu adversário, estou tomando cuidado com ele porque ele é um excelente atleta e pode surpreender qualquer um.

Perda rápida de peso não afeta o desempenho na luta


Perda rápida de peso não afeta o desempenho na luta



Em estudo recente, os pesquisadores verificaram se a perda rápida de "peso", seguida de um breve período para recuperação poderia afetar o rendimento de lutadores. Os atletas tinham 4 horas para se recuperar.

Quatorze atletas participaram do estudo. Dois grupos foram constituídos:

Grupo 1 - Sete atletas que reduziram 5% de seu "peso" (massa corporal);

Grupo 2 - Sete atletas que não reduziram o "peso" (grupo controle).

Foram avaliadas a composição corporal (percentual de gordura, massa muscular magra, etc.), desempenho, glicose e lactato, antes e após a redução de peso (5-7 dias de intervalo; o grupo controle manteve o peso estável).

Tiveram 4 horas para re-alimentar e hidratar após a pesagem. O consumo alimentar foi registrado durante o período de perda de peso e recuperação após a pesagem. O desempenho foi avaliado por intermédio de exercício específico de luta, além de um combate de 5 minutos e pelo teste de Wingate.

Verificou-se que em ambos os grupos o desempenho melhorou significativamente após o período de perda de peso. Não foram observados efeitos de interação. O consumo de energia e de macronutrientes do grupo de perda de peso (Grupo 1) foram significativamente inferiores aos do grupo controle (Grupo 2). O grupo 1 consumiu grandes quantidades de comida e de carboidratos durante o período de 4 horas de recuperação. Não foram observadas alterações na concentração de lactato, mas uma diminuição significativa da glicose durante o repouso foi observado no grupo 1.

Os autores concluíram que a rápida perda de peso não afetou o desempenho na luta quando os atletas tiveram 4 horas para se recuperar. No entanto, lembraram que os atletas eram experientes em meios e métodos de perda rápida de peso e que os resultados não devem ser extrapolados para atletas inexperientes nesses procedimentos.

Leandro Paiva

Referência:

Guilherme G. Artioli; Rodrigo T. Iglesias; Emerson Franchini; Bruno Gualano; Daniel B. Kashiwagura; Marina Y. Solis; Fabiana B. Benatti; Marina Fuchs; Antonio H. Lancha Junior.
Rapid weight loss followed by recovery time does not affect judo-related performance. Journal of Sports Sciences, v.28, n.1, p.21-32, 2010.
Observação: No livro Pronto Pra Guerra, pode ser observado completo panorama sobre os meios e métodos de perda rápida e gradual de "peso" nas Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

BENEFÍCIOS DO BOXE


BENEFÍCIOS DO BOXE

São muitos os benefícios da prática regular de exercício físico.
Todas as pessoas já ouviram falar em algum momento destes benefícios mas infelizmente, ainda é pequena a percentagem das pessoas da nossa populaçao que optam por investir algum do seu tempo a estas actividades. 

Benefícios do treino de força

De entre muitos podem destacar-se :
- Melhora a capacidade Musculo-Esquelética;
- Previne o aparecimento da Osteoporose;
- Serve como profilaxia contra os vícios posturais;
- Melhora a Flexibilidade Articular;
- Reforça a estrutura muscular;
- Melhora a imagem pessoal;
- Constitui um excelente complemento para outras actividades físicas;
- Localiza o trabalho muscular sendo possível actuar como terapia de apoio a patologias especificas (Ex. Lombalgias e problemas de coluna)



Benefícios do treino cardio vascular

De entre muitos podem destacar-se:

- Prevenção contra problemas Cardio-Vasculares e Respiratórios 
- Melhoria da capacidade Aeróbia
- Aumento das dimensões do coração
- Aumento do Volume Sistólico (Volume de Sangue ejectado em cada sístole)
- Diminuição da Frequência Cardíaca de repouso, de esforço e de recuperação após esforço
- Aumento do Débito Cardíaco (Quantidade de sangue posta em circulação pelo coração por minuto)

- Diminuição da Pressão Arterial
- Diminuição do Consumo de Oxigénio para uma mesma carga de esforço
- Diminuição da Frequência Respiratória
- Aumento da Ventilação Pulmonar Máxima - Aumento do Fluxo de Sangue
- Melhoria da Composição Corporal (Redução da Massa Gorda - Emagrecimento) 
- Melhoria da Composição Sanguínea (Redução Colesterol Total, Redução dos Triglicéridos) 
- Diminuição da probabilidade de aparecimento de Diabetes.

História do Muay Thai


História do Muay Thai


O Muaythai é uma arte marcial tailandesa com mais de 2000 anos de idade, sua origem confunde-se com a origem do povo Tailandês, existem várias versões sobre esse tema, a mais aceita pela maioria dos mestres e também por vários historiadores é a seguinte: Segundo os tailandeses, a origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central, muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde atualmente é a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura; do seu local de origem, a China, até o seu destino, os tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques, além de serem expostos há muitas doenças. Para protegerem-se e manterem a saúde, eles criaram um método de luta chamado "Chupasart"; este método de auto-defesa fazia uso de diversas armas como: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, entre outros.
No treino do "Chupasart", freqüentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes, para que eles pudessem treinar sem ferir-se, criaram um método sem a utilização de armas, o "Muay", o precursor do atual Muaythai; assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de causar ferimentos.
No início, o Muaythai era muito parecido com o Kung Fu Chinês, um fato normal levando-se em conta à origem deste povo.
O antigo Muaythai utilizava golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente; com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.
Em períodos da história tailandêsa o Muaythai foi muito popular, principalmente na era do Rei Pra Chao Sua ou "Rei Tigre", como era mais conhecido; ele foi um dos maiores lutadores de Muaythai da história.
Durante o seu reinado, o "Muay" como era conhecido o Muythai, fazia parte da preparação militar e era ensinado em todas as escolas. Outro grande lutador foi Nai Khanon Tom, segundo a lenda. ele foi capturado durante um dos inúmeros conflitos entre os Birmaneses e os Tailandeses; quando capturado, foi-lhe oferecida à liberdade se ele conseguisse derrotar alguns lutadores Birmaneses. o resultado foi que ele foi libertado após vencer seguidamente 12 lutadores, por tal façanha ele é considerado o Pai do Muaythai.
Até a década 1920 os lutadores não usavam luvas e nem qualquer outro tipo de proteção, os lutadores simplesmente usavam tiras de algodão, tiras de cânhamo ou de crina de cavalo enroladas nas mãos; neste período, cascas de cocos eram utilizadas como protetor genital. As lutas não eram divididas por pesos e também não existiam intervalos durante os combates, os lutadores lutavam até que um dos lutadores fosse nocauteado ou sofresse uma lesão.
Após 1920, algumas regras de boxe ocidental foram adaptadas para o Muaythai devido ao alto grau de lesões que estavam ocorrendo entre os lutadores; dentre elas, as divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds e também a inclusão do árbitro central juntamente com os juizes laterais; porém, muitas coisas restaram das antigas lutas, como o uso de um conjunto musical com antigos instrumentos e que serve para marcar o ritmo da luta. Este onjunto é formado pelos seguintes instrumentos: três tipos de tambores diferentes, címbalos e flautas de "Java".
Uma, das muitas tradições, é o uso do Wai Kru Ram Muay, que é uma dança ritual que serve para homenagear o professor, seus pais, sua escola, seus ancestrais e até mesmo o Rei. Outra tradição preservada no Muaythai é o uso do "Mongkon" e do "Prajied". O "Mongkon" é uma faixa a qual é colocada na cabeça dos lutadores para protegê-los antes da luta e que é retirada após a execução do Wai Kru; já o "Prajied" é uma corda trançada que é colocada em um ou nos dois braços do lutador, juntamente com um pequeno amuleto chamado Krueng, também com o objetivo de proteção. O "Prajied" não é retirado após o Wai Kru Ram Muay, ele permanece com o lutador por toda a luta.
Na tailândia as academias e ginásios são chamados de campo, termo que se refere aos Kai Muay(escolas de Muaythai); a rotina em uma academia ou campo é muito diferente da rotina do ocidente, pois os lutadores geralmente começam seu treinamento com a idade de 6 ou 7 anos; eles quase sempre mudam-se para a academia, morando em alojamentos junto com outros lutadores; Por sua vez o treinador ou administrador do campo tem que providenciar comida, roupas, acompanhamento médico, e estudo para o lutador. Em troca disto, o lutador deve simplesmente treinar arduamente e também cuidar da limpeza da academia, emtretanto , seu maior compromisso é esforçar-se para ser o melhor lutador, um verdadeiro campeão. Quando o lutador vai participar de um campeonato, geralmente uma vez por mês, ele concorre à um prêmio em dinheiro; este prêmio é dividido entre o lutador e o seu treinador. Na Tailândia também é permitido apostar nas lutas, e o treinador geralmente também aposta em seu próprio lutador, conseguindo assim mais algum dinheiro.
Em toda a Tailândia existem milhares de campos de treino, que também conta com a ajuda de seus auxiliares e com o gerenciamento de um promotor, o qual promove os lutadores deste campo. Mas, muitas vezes o treinador também é o promotor do ginásio.
Em Bangkok existem dois grandes ginásios aonde podemos assisstir lutas de Muaythai, o Lumpini e o Rajadamnerm, cada um deles tem lutas em dias diferentes; alguns dias por semana, principalmente aos domingos, as principais lutas são televisionadas.



Técnicas do Muay Thai


As técnicas básicas do Muay Thai são os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. São usadas também técnicas de clinch e arremesso. O Muay Thai é uma arte de combate de contato, onde a troca de golpes dos lutadores é constante. Os tailandeses são considerados os melhores em sua arte marcial e frequentemente viajam a diversos países ocidentais para lutar. Mas hoje em dia existem outras grandes potências no Muay Thai, com ênfase a Holanda que lançou Ramon Dekkers, Ernesto Hoost, Peter Aerts e outros grandes lutadores.


Golpes básicos

* Socos (Matrong e Manu)
* Chutes (The)
* Joelhadas (Kao)
* Cotoveladas (Soh)
* Defesas (Pongkan)
* Clinch (Plam)

Técnicas de chutes



Os chutes circulares e os chutes frontais são os dois chutes mais comuns no Muay Thai. O chute circular do Muay Thai foi assimilado por diversas outras artes marciais como por exemplo o Kickboxing. O chute circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro. Os lutadores de Muay Thai são treinados para bater sempre com a canela. A canela é a parte mais forte da perna do lutador. O pé contem muitos ossos finos e é muito mais propenso a lesões. Um lutador pode acabar se ferindo usando somente o pé como área de impacto. Os lutadores de Muay Thai condicionam cuidadosamente suas canelas em treinos no saco pesado e em sparring também, para melhor resistencia e força na hora da luta, os lutadores praticam suas caneladas em superfícies duras, como alguns tailandeses.

Técnicas com o joelho

No Muay Thai são usadas diversos tipos de joelhadas, joelhadas "frontais", joelhadas "laterais", joelhadas "circulares", joelhadas "voadoras", joelhadas em clinch, etc.

Técnicas com o cotovelo

O cotovelo pode ser usado de diversas maneiras: frontal, horizontal, diagonal, ascendentes, descendente, saltando, para trás girando, cotovelas em clinch.

Do lado pode ser usado como um movimento do revestimento ou como uma maneira de cortar o rosto do seu oponente de modo que o sangue possa obstruir sua visão. Essa é a maneira mais comum de se usar o cotovelo. Os cotovelos diagonais são mais rápidos do que os outros, mas são menos poderosos. As cotoveladas ascendentes e saltando são as mais poderosas, mas são mais lentos e mais fáceis de evitar ou obstruir. O cotovelo descendente é usado geralmente quando o oponente abaixa-se.

Há também uma diferença distinta entre uma cotovelada única e uma cotovelada em sequência. A cotovelada única é um movimento de cotovelo independente de todos os outros movimentos, visto que uma cotovelada em sequência é a segunda batida do mesmo braço, sendo um gancho primeiramente com uma continuação do cotovelo. Tais cotoveladas, e a maioria das outras cotoveladas, são usados quando a distância entre lutadores se torna demasiado pequena e há pouco espaço para jogar um gancho na cabeça dos oponentes.

Técnicas defensivas


A defesa é uma coisa muito importante no Muay Thai e são usados os ombros, os braços e as pernas (canela) como um "escudo" para obstruir as técnicas do oponente. Obstruir é um elemento importante no Muay Thai e combina-se com o nível de condicionamento do praticante. Os chutes circulares baixos e circulares médios ao corpo são obstruídos normalmente com a canela. Os golpes na parte superior do corpo são obstruídas geralmente com o antebraço, ou se possível com a canela. Os chutes circulares médios podem também ser segurados, travando o oponente, e assim permitindo um ataque para derrubá-lo ou jogar o oponente a distância.

O clinch
O clinch é aplicado prendendo-se o oponente em torno do pescoço ou em torno do corpo, eles não são separados e a luta continua com troca de joelhadas e cotoveladas. Geralmente em clinch também são usadas diversas técnicas de arremessar o oponente ao chão.

Anatomia no Jiu-Jítsu e MMA


Anatomia no Jiu-Jítsu e MMA





Para um trabalho bem planejado de preparação física conseguir suprir eficientemente as necessidades quanto à preparação técnica (de fato, a parte mais importante para lutadores), antes de qualquer coisa devemos selecionar os exercícios que serão utilizados.

Para isso, o princípio da especificidade deve ser respeitado como um dos principais critérios desta seleção. Afinal, será que lutadores utilizam os mesmos músculos e do mesmo modo que, por exemplo, jogadores de futebol solicitam em seus movimentos? Claro que não.

Assim, apesar de todos os avanços científicos nos meios e métodos utilizados com atletas de modalidades de combate, conceitos básicos como a observação das técnicas em referência à anatomia do movimento às vezes são negligenciados.

Bem devagar, aos poucos, estamos trabalhando em um projeto aprofundado cujo objetivo é trazer luz baseados em conceitos de anatomia aplicados às técnicas de lutas. De toda sorte, a previsão deste lançamento - em livro - será somente para 2012 ou 2013.


No entanto, não custa tentarmos resumir alguns pontos-chave para aplicação de conceitos de anatomia do movimento no Jiu-Jítsu e MMA, em especial sobre os grupos musculares associados às principais técnicas. Para facilitar o entendimento, sugerimos que observem os músculos ilustrados na figura que acompanha este artigo.

Lembramos que nossa análise será sucinta, pelo fato de que, se considerarmos as variações de técnicas e estilo de cada lutador e o fato de que, em muitos golpes, cada segmento corporal realiza movimentos diferentes, a probabilidade de combinações pode ser infinita.

Além disso, em algumas técnicas, existem mais de um músculo primário sendo solicitados; entretanto, para abordagem mais generalizada, nos atemos propositadamente somente aos músculos principais. Desse modo, apesar de se estabelecer que todos os grandes grupos musculares – tórax, costas, coxas e pernas, etc. – devam ser treinados, pois são exigidos durante os combates, procuramos esclarecer quais são as regiões mais solicitadas e, eventualmente, os tipos de ações musculares características dos golpes nessas modalidades.

Jiu-Jítsu


Nos momentos iniciais de um combate o que ocorre, de modo geral, é a possibilidade de o atleta projetar o oponente ou puxá-lo para sua guarda.

Principais músculos solicitados (técnicas de projeção) - Membros inferiores (músculos da cintura pélvica, coxa, perna e pé); região lombar e abdominal (solicitação ligeiramente inferior comparada à região lombar); região das costas (grande dorsal) e do tórax (peitoral maior).

Embora realizem algum trabalho de força máxima ou potência, de modo geral, as musculaturas do antebraço, região lombar, abdominal e pescoço, realizam trabalho de resistência muscular, porém com característica estática ou isométrica (Exemplo: Quando o atleta faz “pegada” no quimono do adversário, ele segura de 1 a 5 segundos – força isométrica – e solta, repetindo constantemente esse procedimento – resistência muscular).

Ainda, embora realizem algumas ações isométricas, as constantes mudanças de direção impõem maior demanda na resistência muscular para as musculaturas anteriores e posteriores do tronco e braços (grande dorsal, peitorais, bíceps e tríceps).

Salienta-se que grande parte dos golpes de projeção envolve rotação e, especialmente, a região lombar e abdominal sofrem grande demanda da capacidade de resistência e aplicação de força rotacional (aplicação de força em movimentos de rotação do corpo no próprio eixo, ou seja, entre a porção superior e inferior).


Principais músculos solicitados ("puxar para guarda") - ações de potência (para o salto de puxada) e/ou resistência muscular de baixa intensidade (nos deslocamentos no tatame) e força isométrica ou estática dos membros inferiores (ao comprimir as pernas ao redor do corpo do adversário – “fechar a guarda”). Além disso, ações de potência da região lombar e abdominal (para se defender de tentativas de projeção por parte do adversário).

Ainda, ações de potência da musculatura das costas e do tórax (respectivamente, no movimento de puxada para a guarda fechada e quando empurra o adversário para evitar ser projetado); ações de força máxima do bíceps (braquial e braquiorradial) e tríceps e, por fim, ações isométricas e de resistência muscular do antebraço, região lombar, abdominal e pescoço.



Principais músculos solicitados (técnicas de solo) - No solo, alternam-se constantemente ações dinâmicas e isométricas (para estabilização de alguma posição). Quanto às ações dinâmicas, há necessidade de força máxima e/ou potência para executar, por exemplo, um golpe de “raspagem”, passagem de guarda ou finalização.

Quando o atleta está por baixo (“fazendo guarda”) observa-se solicitação da região abdominal e lombar nas tentativas de raspagem ou defesa da guarda e dos adutores dos quadris ou “virilha” para manter o adversário na sua guarda (força isométrica). Ainda, das costas e tórax para puxar e empurrar na tentativa de concretizar algum golpe, do pescoço/trapézio e antebraços, respectivamente, para defesa de finalizações e “pegada”. Além disso, observa-se, frequentemente, a solicitação dos membros inferiores na tentativa de “raspar” ou inverter o adversário e também de “repor a guarda”.


Por cima, o atleta que, por exemplo, tenta passar a “guarda alta”, “toreando”, solicita os membros inferiores na tentativa de passar a guarda do adversário, as costas e o peitoral maior para manter sob controle as pernas do adversário e executar a passagem. Ainda, é solicitada a região lombar e abdominal para manutenção do equilíbrio e postura, evitando as tentativas de “raspagem” ou inversão. Além disso, é observada a solicitação do pescoço/trapézio para “fazer postura” para passagem de guarda e na defesa das tentativas de finalização do adversário por estrangulamento. Os antebraços são solicitados para a execução da “pegada”, envolvendo ações que caracterizam o uso da força isométrica, dinâmica e de resistência muscular.

Salienta-se que grande parte das posições de raspagem, reposição de guarda, passagem de guarda, finalização, etc. envolve rotação, solicitando principalmente a região lombar, abdominal, deltóides e membros inferiores. Desse modo, o trabalho de preparo físico e técnico para aplicação e resistência às forças rotacionais é de suma importância para atletas dessa modalidade.

Vale-Tudo ou MMA 

Nessa modalidade, são válidas ações técnico-táticas de três estilos de modalidades de combate – luta de projeção, de solo e de contato. Assim, por já tratarmos sobre as ações e regiões musculares mais solicitadas nos dois primeiros estilos, vamos concentrar nossas explicações sobre o terceiro estilo.

Em referência à utilização de golpes traumáticos, os membros inferiores tendem a ter ações de baixa intensidade (deslocamentos no ringue) e de potência: (a) para antecipação, ou seja, execução de golpes antes que haja ação do adversário; (b) nos golpes realizados especificamente pelos membros inferiores – chutes; (c) pela transferência de energia cinética, aumentando a força e velocidade nos golpes com solicitação de membros superiores – socos.

Quando um atleta desfere um chute frontal, “canelada”, joelhada, etc. a perna de ataque perde contato com o solo e uma única perna constitui a base de apoio, implicando manutenção do equilíbrio em apenas um pé. Além disso, quando o atleta realiza uma combinação sequencial de golpes (Ex: “canelada” seguido de socos) e a perna de ataque não retorna ao contato com o solo, é preciso que a musculatura dessa região seja capaz de manter a estabilidade, enquanto o restante dos segmentos efetua ação de grande potência.

Quando o atleta realiza um chute com extensão do joelho (Ex: chute frontal, canelada, etc.), os músculos mais solicitados são os extensores do joelho e flexores do quadril da perna de ataque (musculatura anterior da coxa – quadríceps femoral, iliopsoas, sartório e tensor da fáscia lata), além da região lombar e abdominal (solicitados para manutenção do equilíbrio e postura).

Quando o golpe é realizado somente com flexão do quadril (Ex: joelhada), além da região lombar e abdominal, os músculos mais solicitados são os flexores do quadril (musculatura anterior da coxa – reto femoral, iliopsoas, sartório e tensor da fáscia lata). Na perna que permanece apoiada sobre o solo, os músculos mais solicitados são os extensores do quadril e do joelho (glúteos e musculatura posterior e anterior da coxa), além dos flexores plantares (“panturrilha” - gastrocnêmio e sóleo).

Quanto aos golpes traumáticos com solicitação de membros superiores, observamos a necessidade de grande resistência muscular e potência, especialmente dos deltóides, tríceps e peitoral maior (socos em linha reta – Jab e Direto); bíceps (braquial e braquiorradial), antebraços, deltóides e peitoral maior (socos em ângulo e golpes com antebraço – gancho, upper, cruzado e cotovelada), além de resistência muscular de característica isométrica nos deltóides para manter a guarda alta (braços elevados com as mãos próximas do tórax e da cabeça).

Os músculos abdominais e lombares, além de serem solicitados para manutenção do equilíbrio e postura, transferem a potência iniciada pelos membros inferiores – energia cinética ou do movimento – para as costas e braços, aumentando a força e velocidade dos golpes.

Por fim, os movimentos de esquiva (pêndulo, flexão e extensão do tronco, flexão do tronco lateralmente, etc.) solicitam principalmente a região lombar, abdominal e o grande dorsal. Além deles, os membros inferiores também contribuem, contudo sua solicitação é ligeiramente inferior.


Conclusão

Baseados nessas informações iniciais (resumidas) para reflexão, o(s) treinador(es) em conjunto com o preparador físico do atleta pode auxiliar a direcionar a escolha dos exercícios versados na especificidade e, ir mais longe, ajustando às características individuais do lutador (individualidade biológica) para desse modo conseguir atingir seus objetivos o mais próximo possível da realidade da luta e do atleta em questão.


Leandro Paiva


Referência: Paiva, L. Pronto Pra Guerra: Preparação Física Específica para Luta e Superação. Segunda Edição. Amazonas: OMP Editora, 2010.
Related Posts with Thumbnails

STEROIDS!!!!!!!!!!!!!CAPITÃO MARVEL OVEREEM





SEMINÁRIO DE MMA


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ronaldo Jacaré sem oponente no Strikeforce

Ronaldo Jacaré sem oponente no Strikeforce


Ronaldo Jacaré terá outro adversário pela frente no Strikeforce do dia 3 de março. Pelo Twitter, o cartola do evento revelou que o norte-americano Derek Brunson não passou nos exames médicos e foi vetado.

Em seu Twitter, Brunson revelou a causa: ele usa lentes de contato. “Eu luto com lentes de contato há 11 lutas (nove profissionais, duas amadoras) e isso nunca foi um problema”, escreveu o lutador, que foi vetado pela comissão atlética.

O Strikeforce ainda não anunciou seu substituto, mas Jacaré deu sugestões: “Se eles quiserem, podem me mandar um ótimo adversário. Chris Weidman, Nate Marquardt ou algum outro top da categoria”, escreveu Jacaré em seu Twitter.

Weidman vem de vitória sobre Demian Maia, enquanto Marquardt não pisa em um ringue desde que foi demitido do UFC.