sábado, 31 de agosto de 2013

Bendo e Pettis não se cumprimentam ; Guida ‘mede’ braço de Chad

Bendo e Pettis não se cumprimentam ; Guida ‘mede’ braço de Chad


Bendo e Pettis protagonizaram uma encarada séria (Foto reprodução)

Os lutadores que vão estar no UFC 164 encararam a balança, nesta sexta-feira (30), e saíram-se bem. O evento, que acontece no sábado (31), em Milwaukee, irá marcar o reencontro de Ben Henderson, campeão dos penas do Ultimate, eAnthony Pettis, em luta válida pelo cinturão da categoria. Os dois ficaram frente a frente após a pesagem, se encararam fixamente nos olhos e não se cumprimentaram. Com o clima de tensão no ar, os atletas foram sucintos em suas declarações.
“Eu vou lutar pelo cinturão, e não poderia haver melhor lugar para essa luta do que aqui”, disse o desafiante, que atuará em casa. “Há caras que gostam de falar muito, mas eu não sou assim. Sábado vou entrar no octógono e deixar que minhas ações falem por mim”, respondeu Bendo, que foi vaiado por grande parte da torcida.
Gleison Tibau, único brasileiro no card, também não teve problemas para atingir o peso. O potiguar, que quer bater o recorde de lutas de Tito Ortiz, vai enfrentar Jamie Varner.
Clay Guida rouba a cena
O cabeludo Clay Guida foi o destaque da pesagem, mas não pela sua vasta cabeleira, velha conhecida dos fãs de MMA. O americano, ao ficar frente a frente com Chad Mendes, seu adversário no co-main event do UFC 164, apertou o bíceps do oponente como se estivesse medindo sua força.

O irreverente Clay Guida pareceu espantado pelo tamanho do braço de Chad Mendes (Foto reprodução)

A transmissão do canal Combate irá começar às 18h45min. 
CARD COMPLETO:
UFC 164
Milwaukee, Estados Unidos
Sábado, dia 31 de agosto de 2013







Card principal
Ben Henderson x Anthony Pettis
Frank Mir x Josh Barnett
Chad Mendes x Clay Guida
Ben Rothwell x Brandon Vera
Erik Koch x Dustin Poirier
Card preliminar
Gleison Tibau x Jamie Varner
Louis Gaudinot x Tim Elliot
Pascal Krauss x Huyn Gyu Lim
Chico Camus x Kyun Ho Kang
Soa Palelei x Nikita Krylov
Ryan Couture x Al Iaquinta
Jared Hamman x Magnus Cedenbland

FONTE: REVISTA TATAME

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Conheça os lutadores mais intimidantes da história do MMA

Conheça os lutadores mais intimidantes da história do MMA

Na décima colocação está o melhor lutador peso por peso da atualidade, o campeão dos meio-pesados Jon Jones. Além de possuir a maior envergadura da história do UFC, o jovem atleta de 26 anos já superou campeões como Maurício shogun, Quinton Jackson, Lyoto Machida, Rashad Evans e Vitor Belfort. Entrar no octógono com um cara com o talento e a confiança de Jones não deve ser uma tarefa fácil...
Em nono lugar está o peso pesado Mark Hunt. Apesar de aparentar estar fora de forma e não ter uma estatura privilegiada, o neozelandês tem uma verdadeira bigorna na mão direita e é capaz de destruir a mandíbula de um adversário de mais de dois metros de altura. Pergunta para Stefan Struve, o que ela acha de Hunt?

Ex-campeão do K-1, Dream e Strikeforce, Alistair Overeem ocupa a oitava posição da lista. O holandês é atualmente o atleta mais forte do UFC e a sua massa muscular intimida qualquer um, levar uma joelha do gigante, então...

Dono de uma personalidade forte, Wallid Ismail é aquele cara que intimida qualquer um. O manauara ocupa a sétima posição da lista porque não é qualquer um que desafia e vence vários membros da família Gracie, em uma época que o clã derrotada todos os lutadores. Os olhos esbugalhados e a cara de psicopata de Wallid marcaram uma época e intimidaram muita gente.
Em sexto lugar está o ex-campeão dos médios do UFC Anderson Silva. A intimidação do brasileiro não vem através de sua massa muscular, mas através do jogo mental que 'Spider' impõe a seus adversários. Na luta contra Vitor Belfort, Anderson compareceu a pesagem usando uma máscara e conseguiu desestabilizar o desafiante, que foi nocauteado no dia seguinte. Quando você está diante de um cara que lhe faz sentir sem saída dentro do octógono, é intimidador.
Em quinto lugar está Kimbo Slice. Apesar de ter construído uma carreira irregular no MMA profissional, o assustador americano intimidou muitas pessoas nas ruas. Kimbo ficou famoso por suas brigas de rua, onde descia de uma enorme picape com um cordão no peito e espancava a maioria de seus adversários. O lutador virou febre na internet e chegou a ter uma oportunidade no UFC, mas acabou nocauteado por Matt Mitrione na estreia. Kimbo é o tipo de cara que você atravessa a rua para não dividir a mesma calçada.
Quarto lugar: considerado por muitos como o maior lutador de todos os tempos, Fedor Emelianenko sempre foi um cara de 'arrepiar' seus adversários. A inabalável confiança e o rosto sem expressão sempre foram a marca registrada desse frio russo, que nocauteava seus adversários de forma calculista.
Em terceiro lugar está Wanderlei Silva. O curitibano não conquistou os apelidos de 'Cachorro Louco' e 'Assassino do Machado' a toa. Wand sem dúvidas intimidou vários adversários e se manteve sete anos invicto no Pride, também graças a sua 'aura sanguinária'. Quem não se intimidaria com Wanderlei Silva aquecendo os punhos e olhando fixamente para ao adversário como uma presa a ser destroçada? O olhar do brasileiro intimida qualquer ser humano no planeta.
Na segunda colocação vem o ex-campeão dos pesados do UFC, Brock Lesnar. Apesar de não competir no MMA desde o final de 2011, o gigante marcou sua época no UFC e deixou alguns adversários desnorteados, quando saia correndo para cima deles como um touro selvagem de 120kg. Dono de uma força descomunal, Lesnar também tem uma personalidade controversa e já ameaçou oponentes, mesmo após nocauteá-los. Foi o caso do Frank Mir, que com a cara cheia de sangue ainda teve que ver o gigante apontar o dedo para a sua casa e berrar poucas e boas, após o combate. Brock definitivamente dava medo.
Em primeiro lugar na lista dos atletas mais intimidantes da história do MMA está o campeão dos pesados do UFC, Cain Velasquez. O americano tem uma agilidade fora do normal para um atleta da sua categoria e é o peso pesado mais completo que já passou pelo UFC. Isso sem falar que Cain é um cara de raríssimos sorrisos e intimida qualquer um com a sua seriedade e confiança inabaláveis.

II TORNEIO TADEU ESPANTALHO DE JIU-JITSU / 2013


II TORNEIO TADEU ESPANTALHO DE JIU-JITSU, CORRA E GARANTE SUA VAGA. 

LOCAL DE INSCRIÇÕES: RUA C-10, NUMERO 1490, JAPIIM 2

MAIORES INFORMAÇÕES: 8823-4840 / 96095340 ou 3631-7737

Cerca de mil pessoas comparecem à inauguração de nova Team Nogueira em São Paulo

Cerca de mil pessoas comparecem à inauguração de nova Team Nogueira em São Paulo



Visto como um lugar estratégico na expansão da maior equipe de MMA do mundo, a cidade de São Paulo (SP) inaugurou nesta segunda-feira (26/8) sua segunda filial do Team Nogueira. A nova academia, que fica localizada na Rua João Rudge, n° 294, no bairro da Casa Verde, recebeu cerca de mil pessoas em uma noite de fotos e autógrafos com os ídolos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro.



Antes do evento, junto do também lutador  do UFC Rafael Feijão, os irmãos Nogueira participaram de uma palestra na Escola Estadual Padre Manuel da Nóbrega para mais de 500 crianças e adolescentes.







 “O nosso dia em São Paulo foi extremamente produtivo. Fomos muito bem recebidos na escola Padre Manuel, o contato com as crianças foi muito legal. E a inauguração da nossa segunda academia na cidade é um motivo de muito orgulho. A resposta dos fãs e das pessoas que querem conhecer a nossa metodologia de ensino foi bem dentro daquilo que imaginávamos. A inauguração estava lotada”, afirmou Minotauro.


Em março deste ano, a Zona Sul da capital paulista já havia recebido uma filial da equipe. O Team Nogueira conta com 39 franquias vendidas até o momento e 10 abertas. Os responsáveis pela comercialização das academias Team Nogueira esperam fechar negócio com 80 franqueados até o fim deste ano.
Pedro Marques <pedro@midiaticapress.com.br>

Jungle Fight 56 coroa Mário Israel com a conquista do cinturão dos galos (61kg)

 Jungle Fight 56 coroa Mário Israel com a conquista do cinturão dos galos (61kg)




Jungle Fight 56 coroa Mário Israel com a conquista do cinturão dos galos (61kg) 
Pela primeira vez no estado do Paraná, o Jungle Fight 56 comprovou sua força, e com lutas empolgantes levantou os cerca de três mil presentes ao Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, na cidade em Foz do Iguaçu. Na luta principal, Mário Israel e Reginaldo Vieira protagonizaram o melhor combate da noite. Em um duelo franco e cheio de reviravoltas, Mário Israel levou a melhor e sagrou-se o novo campeão dos pesos-galos (61kg) da organização.



Mário Israel consegue grande nocaute e conquista cinturão dos galos do Jungle Fight

Na melhor luta do evento, Mário Israel mostrou o motivo de ser considerado um dos maiores guerreiros do evento. Após passar por momentos de aperto no primeiro e segundo round, o manauara conseguiu recuperar-se e depois de resistir as investidas de Reginaldo Vieira no chão, aplicou um nocaute no oponente conquistando o título de sua divisão.



No duelo latino-americano, Ivan “Niño Demoledor” derrota Tulio Benegas

Válido pela Liga Latina do Jungle, o mexicano Ivan “Niño Demoledor” e o paraguaio Tulio Benegas fizeram a co-luta principal do show. Mais experiente, o mexicano não deu chances para o paraguaio e ao fim do primeiro round, após trabalhar bastante o jogo de chão, encaixou um mata-leão e  fim ao combate.

Dominante, Warlley Alves nocauteia o norte-americano Mike “The Problem” Jackson

Em um dos combates mais esperados do Jungle Fight 56, o norte-americano Mike “The Problem” Jackson e o brasileiro Warlley Alves protagonizaram um duelo eletrizante. Mais confiante desde o princípio, Warlley mostrou muita superioridade na parte em pé, escapou de uma guilhotina, e conseguiu o nocaute ao fim do primeiro round com uma belíssima sequência de socos.



“Luan Santana” domina e vence Miller Nunes na luta mais rápida da noite

Com uma postura dominadora desde o começo do duelo, Geraldo “Luan Santana” mostrou que vem aprendendo bastante com seu técnico Cristiano Marcelo, um dos maiores nomes da arte suave aplicada ao MMA, e finalizou Miller Nunes com extrema facilidade. Abusando dos giros no solo, ele conseguiu encaixar um justo triângulo colocando um ponto final na peleja com um minuto e 11 segundo do primeiro round.

No duelo local, Richard Godoy vence e leva o público ao delírio

No primeiro combate da noite, um confronto local ajudou a esquentar o clima dentro do ginásio. Cercados de muita expectativa, Richard Godoy e Willian Vogado começaram se estudando, mas não tardou para ação tomar conta do cage. Mais agressivo, Godoy tomou conta da luta e conseguiu nocautear o adversário ainda no primeiro round.

Confira os resultados do Jungle Fight 56:

Disputa do cinturão dos galos: Mário Israel venceu Reginaldo Vieira por nocaute aos 3m34s do segundo round
Ivan “Niño Demoledor” Lopez venceu Tulio Ivan Ortellando Benegas por finalização aos 3m28s do primeiro round
Warlley Alves venceu Mike “The Problem” Jackson por nocaute com 1m58s do primeiro round
Thiago “Trator” venceu Leandro Vasconcelos por finalização aos 4m01s do primeiro round
Gerlado “Luan Santana” venceu Miller Nunes por finalização com 1m11s do primeiro round
Fabricio Dias venceu Aldo “El Coloso” Villalba por nocaute técnico aos 2m32s do primeiro round
Pedro Souza venceu Ronaldo Santana por interrupção médica com 1m10s do terceiro round
Cleiton “Predador” Silva venceu Nivanilson “Chapolin” Gonzaga por nocaute técnico com 1m52 do segundo round
Giovani de Lima venceu Miguel Delara por finalização aos 2m34s do primeiro round
Richard Godoy venceu Willian Vogado por nocaute técnico aos 2m13s do primeiro round
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
 Foto em anexo. Crédito: Marcelo Alonso/Divulgação
Diogo Schopke diogo@midiaticapress.com.br

A National Cup de Muay Thai acontecerá no próximo domingo


A National Cup de Muay Thai acontecerá no próximo domingo


            No próximo domingo, dia 1 de setembro, a partir das 9h, na Tijuca, será realizada a National Cup 2013, organizada pela Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT). O local escolhido para sediar o evento foi o tradicional Centro Esportivo da Academia Delfim Boxe, que conta com ampla infraestrutura e é parceira de longa data da CBMT.
            A National Cup é uma das mais importantes competições do muay thai nacional, pois representa um passo importante para a definição dos atletas que irão defender nosso país no próximo Campeonato Mundial, na Tailândia. Segundo o presidente da CBMT, Mestre Artur Mariano, “é a ultima etapa classificatória para a final, que será realizada em outubro, e colocará frente a frente alguns dos maiores nomes do esporte no país”.
A competição contará com a presença de equipes de todas as regiões do Brasil, que levarão seus principais atletas, das mais diversas categorias e classes, para representá-las.         Outro atrativo da National Cup 2013 é a participação de diversos lutadores que se destacaram no Mundial deste ano, como Victor Santos, campeão mundial, Mônica Serena e Aleczander Castilho, vice-campeões, e Bernardo Braga, quinto colocado. Tendo em vista o alto nível técnico dos protagonistas do evento, a expectativa é a melhor possível.
A Academia Delfim fica localizada no endereço. Rua Pereira de Siqueira 45 tijuca zona norte
Os interessados em assistir à competição podem obter mais informações através do telefone 2547-5322.
 Serviço
National Cup 2013
Data: 1 de setembro (domingo)
Horário: a partir das 9h
Local: Academia Delfim – Rua Pereira de Siqueira, n° 45, Tijuca – Rio de Janeiro.

Telefone: 2547-5322

Anderson e Lyoto nas telonas

Anderson e Lyoto nas telonas





O filme ''Tapped'', que conta com a participação de Anderson Silva e Lyoto Machida, teve o trailer revelado. A trama é baseada na vida de um jovem que, ao prestar serviços comunitários em uma escola de karatê, se inscreve em um torneio de MMA, onde vai encarar os assassinos de seu pai. Além dos brasileiros, o atleta do UFC Krzysztof Soszynski também participa do filme e, aparentemente, é o vilão que encara o jovem atleta no cage. Veja o trailer em http://bit.ly/1aeRvFi

8º Campeonato Amazonense de Boxe Thai.



8º Campeonato Amazonense de Boxe Thai.

5º COPA IUPAM DE JIU-JITSU

5º COPA IUPAM DE JIU-JITSU



5º COPA IUPAM DE JIU-JITSU
DATA: 31 DE AGOSTO E 1º DE SETEMBRO (SÁBADO E DOMINGO )
LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL ELIANA LUCIA
END: AVENIDAS BRASIL AO LADO DA SEDE DO GOVERNO DO ESTADO
HORARIO : 10:00 HRS DA MANHÃ.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

“FESTIVAL DE JIU-JITSU ESPORTIVO 2013” (6º EVENTO DO RANKING da FAJJE)

“FESTIVAL DE JIU-JITSU ESPORTIVO 2013”

(6º EVENTO DO RANKING da FAJJE)

“COPA DOS CAMPEÕES DE JIU-JITSU ESPORTIVO 2013” (5º Evento do Ranking da FAJJE)

“COPA DOS CAMPEÕES DE JIU-JITSU ESPORTIVO 2013”
(5º Evento do Ranking da FAJJE)

THE AMAZON TO THE WORLD

THE AMAZON TO THE WORLD
DIA 30 AGOSTO SEXTA
Os guerreiros estão prontos e você?

MMA é violento?

MMA é violento?




Hematomas pelo corpo, cortes no rosto e dores musculares. É comum identificar tais sintomas em lutadores de Mixed Martial Arts (MMA). À primeira vista, o esporte é um dos mais violentos da atualidade e gera as mais variadas lesões nos praticantes. Um estudo publicado pela American College of Sports Medicine, no entanto, vai na direção contrária desse pensamento. A pesquisa, realizada pelo dr. Matthew Otten, que é médico de ringue no Ultimate Fighting Championship (UFC), atesta que a maioria das lesões não são tão sérias quanto imaginamos.

Segundo o especialista, o resultado foi surpreendente até mesmo para ele, acostumado a lidar com os combates de perto. Questionado se os índices apontados pela pesquisa eram os que ele esperava quando começou a conduzir o estudo, ele é taxativo. "Não, muito pelo contrário. Eu pensei que o número de lesões seria muito alto. Esse foi o grande achado da pesquisa. A taxa de lesões é menor do que no boxe e, na verdade, se tirarmos os cortes no rosto e as dores musculares, o esporte apresenta um surpreendente baixo número de contusões", explica o pesquisador.

Para o dr. Otten, os dados conseguidos por meio do estudo poderão ser úteis para os profissionais que, assim como ele, realizam o primeiro atendimento aos lutadores. Mas também podem ir além. "A pesquisa pode ajudar os médicos a avaliar as tendências de lesões e a estar preparados para lidar com elas. Além disso, ajuda na hora de verificar os resultados de imagens neurológicas e raios X", opina ele, que se mudou este ano para Las Vegas justamente para trabalhar no UFC.

Lutadores concordam

Literalmente dando a cara a tapa nos ringues e octógonos, os lutadores são os que têm mais propriedade para falar se o esporte é violento ou não. E, para eles, a pesquisa do doutor Matthew Otten retrata a realidade. "Concordo que o MMA não é um esporte tão violento e perigoso. Na academia mesmo eu reparo isso. Os atletas de luta machucam-se menos do que os de outros esportes. A gente vê muita gente que se machuca jogando futebol", afirma Renato Alves, mais conhecido como Moicano, atleta de 21 anos que treina vale-tudo desde o começo do ano passado.


Segundo o jovem lutador, que tem um histórico em outras modalidades, ele nunca teve problemas sérios por causa do esporte. "Já tive pequenas lesões, mas nada muito sério. O pior foi uma lesão parcial no joelho direito, mas consegui recuperar apenas com fisioterapia. Antes de entrar no MMA, eu treinava jiu-jítsu e boxe e também nunca me machuquei", conta. Guto Inocente, outro praticante da capital, no entanto, não teve a mesma sorte. "Quebrei a mão lutando no Rio de Janeiro. Foi a segunda vez que tive essa lesão", revela.

Polêmica das proteções


O tamanho das luvas e as proteções geram certa discussão. Mesmo concordando que as luvas são muito pequenas, todos concordam que não há o que mudar. "A luva é pequena sim e a mão fica pesada nos pesos mais altos, mas não tem como ser diferente sem atrapalhar alguns golpes", destaca o lutador Pedro Galiza, que tem luta marcada no Capital Fight. "Acredito que a proteção no MMA é suficiente para os atletas", acrescenta Guto Inocente.

Para o dr. Matthew Otten, a questão é delicada, mas nada que justifique nenhuma mudança nos eventos. "Essa é uma questão difícil, porque a essência do MMA é lutar sem proteção. Tem um estudo que confirma que, quanto menor o tamanho das luvas, maior a velocidade dos socos. Isso aumenta as chances de concussões e lesões cerebrais. Porém, no geral, não há muito mais opções de proteção que os lutadores em nível profissional possam usar."

Fonte: www.superesportes.com.br

Wallid e o Jungle em Foz do Iguaçu: “A guerra será nas Cataratas!”

Wallid e o Jungle em Foz do Iguaçu: “A guerra será nas Cataratas!”




Marcelo Alonso
Pesagem do Jungle foi em frente as Cataratas do Iguaçu
Pesagem do Jungle foi em frente as Cataratas do Iguaçu
Depois de ficar conhecido internacionalmente por sua ligação com a floresta amazônica, o Jungle Fight de Wallid Ismail chega à sua 56ª edição tendo como sede um outro ponto turístico brasileiro internacionalmente conhecido: as Cataratas do Iguaçu.  “Foram anos de guerra na Floresta, amanhã a guerra será na cachoeira, ou melhor, nas Cataratas”, bradou o figuraço Ismail após realizar a pesagem do evento em pleno Parque do Iguaçu com a bela imagem das Cataratas no fundo.

O show será realizado neste sábado (24/8), a partir das 21h no Ginásio Costa Cavalcanti. Entre os 10 combates programados, destaque para a disputa do cinturão dos pesos-galos (61kg) entre Reginaldo Vieira e Mário Israel, e o confronto entre o parceiro de treinos de Anderson Silva, Warlley Alves (X-Gym) e o wrestler americano Mike" The Problem" Jackson (CM System), que prometeu justificar o apelido finalizando o brasileiro. “Olhe esta paisagem, consigo sentir esta energia destas cachoeiras daqui, não vim para o Brasil a toa, quero ser campeão até 77kg aqui no Jungle e chegar ao UFC”, disse o wrestler.

Além de Mike, o Jungle Fight contará com a presença de outros quarto estrangeiros em seu card oficial.

O Canal Combate transmite, com exclusividade, os três primeiros duelos da noite. As demais lutas que compõem o card poderão ser assistidas pelos canais Sportv e Combate, que farão a transmissão ao vivo para todo o Brasil. Os fãs dos Estados Unidos poderão acompanhar o show pelo canal ESPN Deportes. O Combate.com também transmite ao vivo as duas primeiras lutas do torneio.

Após a pesagem Wallid conversou com exclusividade com o PVT sobre o evento. Curiosamente, durante o nosso bate-papo, Ismail quase foi roubado por um quati que levou sua proteína. Veja no vídeo abaixo:

Jungle Fight 56
Sábado, 24 de agosto de 2013
Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, Foz do Iguaçu (PR) – 21h (Ao vivo pelo Sportv, Canal Combate e ESPN Deportes)

Card oficial (sujeito a alterações)
Reginaldo Vieira (Peso Pesado / Gold Team) x Mário Israel (Top Life Amazonas) - cinturão até 61 kg
Ivan "Nino Demoledor" Lopez (México) x Tulio Ivan Ortellando Benegas (Puño Real Team/Paraguai) - até 61kg
Mike" The Problem" Jackson (CM System) x Warlley Alves ( XGym ) - até 77 kg
Leandro Vasoncelos (SST Foz do Iguaçu) x Thiago Trator (Macapá) - até 70 kg
Miller Nunes (Ludus Combat System) x Geraldo "Luan Santana" (CM System) - até 77 kg
Ronaldo Santana (Chute Boxe/João Emilio) x Pedro Souza (CM System) - até 61 kg
Fabricio Dias (Orion Fight Team / NU  Foz do Iguaçu) x Aldo "El Coloso" Villalba ( Paraguai ) - até 66 kg
Nivanilson" Chapolin "Gonzaga (Popo Fight Team) x Cleiton "Predador" Silva (Full House BH) – até 70 kg
Giovani de  Lima (OCS JJ) x Miguel Delara ( Equipe Eldorado /Argentina) - até 77 kg
Richard Godoy  (Thai Brasil/Gracie Floripa) x Willian Vogado (SST Foz do Iguaçu) - até  66 kg
   PVT

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

José Aldo mantém o cinturão, e Lyoto perde em luta polêmica

José Aldo mantém o cinturão, e Lyoto perde em luta polêmica



Em duelo tenso, Aldo nocauteou o Zumbi Coreano (Foto Eduardo Ferreira)

O UFC Rio 4 vai ficar marcado por vários motivos: a primeira luta feminina em território brasileiro, a derrota de Lyoto Machida em sua estreia em casa pelo Ultimate e a quarta bem-sucedida defesa de título de José Aldo na franquia.
Para quem temia ver o Brasil perder o segundo cinturão em um mês, o campeão dos penas tratou de acalmar os corações da nação. Em uma luta tensa contra Chan Sung Jung, o brasileiro conseguiu o nocaute técnico no quarto round e manteve o cinturão dos leves.
Foram mais de 15 minutos de muito respeito de ambas as partes. Nas duas primeiras etapas, Aldo e Zumbi se estudaram bastante e proporcionaram momentos de muita tensão. No terceiro round, o manauara buscou o clinche com o coreano, que se mostrou muito mais duro do que a maioria da torcida poderia imaginar.
Justificando o apelido de “Zumbi”, o desafiante não deixou de andar para frente um minuto sequer e, na quarta etapa, deslocou o ombro e viu José Aldo partir com tudo para garantir o nocaute e a explosão da HSBC Arena.
Lyoto perde com resultado controverso
O cenário era dos sonhos: primeira luta em casa pelo UFC, a torcida inteira cantando sua música de entrada e a possibilidade de disputar o cinturão novamente em caso de vitória.
Infelizmente, o sonho de Lyoto Machida virou pesadelo. Em uma decisão unânime, porém polêmica, os jurados deram a vitória para Phil Davis, jogando um balde de água fria no Dragão e na torcida, que confiava na vitória do brasileiro.

Os dois fizeram um combate bastante equilibrado, mas os jurados deram a vitória para o americano (Foto Eduardo Ferreira)

Lyoto e Phil alternaram momentos de predominância no combate, com o carateca acertando alguns golpes e o americano terminando os dois primeiros rounds por cima. O equilíbrio deu a tônica do duelo entre os dois, mas os árbitros entenderam que Davis levou a melhor.
“Acho que não sei as regras do UFC”, disse Lyoto logo após a peleja, visivelmente desapontado e recebendo o apoio da torcida, que também não compreendeu a derrota do baiano.
Brasileiros dão show
Com chance no UFC pela primeira vez, José Maria teve a oportunidade de vencer John Linekerno primeiro round, mas não conseguiu definir a luta e foi nocauteado. Na primeira etapa, o atleta da RFT foi com tudo para cima do paranaense, que provou que não só tem as mãos de pedra, como também o queixo.
Lineker chegou a ir ao chão após receber duros golpes de “Sem Chance”, mas sobreviveu e voltou com o gás renovado para o segundo round. Na primeira reviravolta da noite, John retornou avassalador e conectou uma boa sequência de socos na cabeça do adversário, que não resistiu e provou o amargo sabor da derrota logo em sua estreia pelo Ultimate.

De volta ao Ultimate, Thales mostrou evolução (Foto Eduardo Ferreira)

Thales Leites voltou com tudo. Depois de quatro anos longe do UFC, o lutador da Nova União mostrou que melhorou seu jogo em pé e aprimorou suas quedas. Thales buscou a finalização em vários momentos do combate, mas o duro Tom Watson vendeu caro a vitória, que foi conseguida por decisão unânime dos jurados.
Levando vantagem na trocação contra um ótimo striker, Leites chegou a abrir um corte no olho direito de Watson, causando um verdadeiro banho de sangue no rosto do americano. Na derradeira tentativa de aplicar seu Jiu-Jitsu, o brasileiro encaixou um kata-gatame, mas, já com as forças esgotadas, não conseguiu arrancar os três tapinhas do difícil oponente.
Em outro duelo brasileiro do card principal, Cezar Mutante não deu a menor chance paraThiago Marreta. Em menos de um minuto de luta, o atleta da Blackzillians acertou um balaço no rosto do carioca, que sentiu o golpe. Percebendo o abalo do oponente, o campeão da primeira edição do TUF Brasil foi para cima e encaixou uma apertada guilhotina, vencendo com facilidade a peleja entre os capoeiristas.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC 163
HSBC Arena, Rio de Janeiro
Sábado, dia 3 de agosto de 2013
Card principal
José Aldo derrotou Chan Sung Jung por nocaute técnico no 4R
Phil Davis derrotou Lyoto Machida por decisão unânime dos jurados
Cezar Mutante finalizou Thiago Marreta com uma guilhotina no 1R
Thales Leites derrotou Tom Watson por decisão unânime dos jurados
John Lineker derrotou José Maria “Sem Chance” por nocaute técnico no 2R

Card preliminar

Anthony Perosh nocauteou Vinny Magalhães no 1R
Amanda Nunes derrotou Sheila Gaff por nocaute técnico no 1R
Serginho Moraes finalizou Neil Magny com um triângulo no 1R
Ian McCall derrotou Iliarde Santos por decisão unânime dos jurados
Rani Yahya derrotou Josh Clopton por decisão unânime dos jurados
Francimar Bodão derrotou Ednaldo Lula por decisão unânime dos jurados
Viscardi Andrade derrotou  Bristol Marunde por nocaute técnico no 1R